Bragança sedia consulta pública sobre o Plano de Ações das Bacias PCJ

Tudo sobre Braganca num só lugar !

Bragança sedia consulta pública sobre o Plano de Ações das Bacias PCJ


Noticias

shadow

O Plano de Ações será o tema discutido em duas consultas públicas que a Agência das Bacias PCJ e os Comitês PCJ promovem nos próximos dias 23 e 24 de outubro, em Piracicaba e Bragança Paulista, respectivamente.

Os eventos fazem parte da terceira etapa da revisão do Plano das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiai 2010 a 2020, cujos estudos e diálogos vêm sendo realizados pelas duas entidades desde 2015.

Interessados devem se inscrever até domingo, dia 22, no link (https://goo.gl/Uhp773). O encontro em Bragança Paulista acontece no dia 24 de outubro, terça-feira, no Auditório do Núcleo de Apoio ao Professor e ao Aluno (NAPA), na Vila Aparecida, das 9h30 às 13h00.

O capitulo do Plano de Ações é constituido pelas metas e ações para gestão de recursos hidricos, programa de investimentos para os cenários futuros definidos, sistemática de acompanhamento e monitoramento e arranjo institucional para implementação do Plano de Bacias – um importante instrumento de gestão de recursos hidricos que identifica a “agenda” de programas e projetos necessários à recuperação e conservação dos recursos hidricos da bacia hidrográfica. O plano vigente para as Bacias PCJ foi elaborado em 2010 e precisa ser atualizado.


O Sistema Cantareira integra as Bacias PCJ

De acordo com a Coordenação de Sistema de Informações da Agência das Bacias PCJ, as consultas irão abordar o mesmo conteúdo e a decisão de realizá-las em dois locais distintos foi para facilitar a participação da sociedade nesta discussão.

Mais informações também podem ser obtidas nos sites www.comitespcj.org.br e www.agencia.baciaspcj.org.br.
VAZÃO

As descargas de águas do Sistema Cantareira para as Bacias PCJ foram aumentadas para 12 m³/s desde a última terça-feira, 17 de outubro. Esta é a maior vazão liberada desde que a nova outorga entrou em vigor, em junho deste ano.

Segundo o PCJ, houve necessidade de aumento de 8,5 m³/s para 11 m³/s no dia 11 de outubro e novo aumento na terça-feira, dia 17, para 12 m³/s, para garantir manutenção das vazões para atendimento às resoluções ANA/DAEE e às demandas quali-quantitativas nas calhas de rios a jusante do Sistema Cantareira.

No comunicado desta semana foi mantida a vazão de 3,5 m³/s no reservatório do Jaguari/Jacarei e aumentada as descargas à jusante do reservatório Cachoeira para 3,5 m³/s e do reservatório Atibainha para 5,0 m³/s.


Bragança sedia consulta pública sobre o Plano de Ações das Bacias PCJ
shadow

Veja Também:


Fonte:

BJD Online

http://bjd.com.br/site/noticia.php?id_editoria=8